terça-feira, 17 de setembro de 2013

Brincar de boneca

Menino pode brincar com boneca?

Não existe brincadeira de menino ou de menina. A diferenciação é apenas cultural ou social.
A brincadeira com boneca é importante para o treino do afeto. Devemos sempre pensar qual o adulto que desejamos formar? A resposta obtida encontraremos nas brincadeiras.
Os bonecos devem se aproximar à imagem humana sem erotização ou apelo sexual.
A imagem do boneco como ser humano deve ser atrativa aos olhos das crianças, produzir a sensação de cuidado, de abraçar e de despertar o sentimento de aconchego.
A cabeça do boneco deve ser firme e dura, a barriga macia, molinha. O contato de carinho com uma boneca produz nas crianças no momento da brincadeira sentimentos puros e não serão por isso capazes de transformar meninos mais afeminados, assim como meninas que brincam de carrinho ou de bola serão masculinizadas; isso não existe, ou pelo menos não deveria existir na cabeça dos adultos.
Há na História da Educação fatos de tribos indígenas que não separavam brinquedos de meninos ou de meninas, pois o brincar não exerce influência sobre a opção sexual na vida adulta.
É na brincadeira do faz-de-conta que a criança coloca em prática as suas vivências. Se um menino troca a fralda de um boneco é possível que já tenha visto o papai ou outro homem trocando a fralda de um bebê.
É no brincar que a crinça aprende a lidar com os mais diversos sentimentos, compreendendo o mundo e sua própria identidade.



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Hora de dormir

Sono...

Cedo na cama
Saúde não engana

Na educação de nossos pequenos não existe formação de hábito sem que haja repetição.
Isso, às vezes cansa os pais, mas repetir ações cotidianas fortalecem os hábitos saudáveis.
O ritmo da repetição saudável é muito importante na formação de nossos pequenos, e a hora do sono costuma ser um teatro dramático para alguns pais!
Um livro nesse momento pode ajudar, crie um clima em torno do assunto, siga um ritual na hora de ir para cama. Tomar um copo de leite morno, escovar os dentes, apagar as luzes da casa, contar uma historinha, rezar; são algumas tarefas que podem ajudar muito.
O sono com qualidade favorece o crescimento e o processo de ensino aprendizagem. Os hormônios do crescimento trabalham após às 19 horas e por isso, as crianças devem dormir cedo, pois depois desse horário a energia acumulada se transforma em adrenalina e a criança não dorme e os pais também, não.
A repetição é o alicerce da casa e se a criança não dormir, com certeza problemas na estrutura familiar serão percebidos futuramente.
Minhas dicas de leitura para a hora de dormir:

Já é hora de Dormir, de Tony Linsell

A casa Sonolenta, de Audrey Wood

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ordem na casa

Os brinquedos

Os brinquedos são nossos aliados no processo de aprendizagem das crianças.
É brincando que a criança aprende e desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade.
É brincando que a criança aprende, experimenta sensações, explora o espaço, organiza emoções, constrói a autonomia, processa informações entre outros.
Todo brinquedo deve ser simples e estimulante, coerente e objetivo.
Gosto de brinquedos de fibras naturais, de madeira, de feltro, de tecido e utensílios domésticos seguros que possam propiciar aventuras e novas possibilidades.

"A questão do brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “Toda criança têm direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica!" 







Brincar é coisa de criança

Organizar os brinquedos é coisa de adulto


O cantinho das crianças não deve ser esquecido a ordem e a limpeza devem ser atividades constantes.
Os brinquedos não devem ficar todos juntos e misturados.
A ordenação dos brinquedos deve ser prévia e coerente para facilitar a escolha da criança no momento da brincadeira.
Um dos exemplos que uma criança precisa receber dos adultos de casa é a ordem. A estética de um local limpo e ordenado levará ao desenvolvimento da ética tão desejada na fase adulta. Criança que brinca será adulto feliz! A insegurança e a imaturidade dos adultos na atualidade tem muito a ver com seu passado recente de uma infância sem brincar.

domingo, 16 de junho de 2013

A mentira




O hábito de mentir que as crianças apresentam até os seis anos não necessita ser motivo de extrema preocupação para pais e professores, uma vez que essas fantasiam muito. Uma criança até os seis anos é egocêntrica, ou seja, não consegue internalizar a opinião do outro.

As regras de convívio estabelecidas tanto pelos pais, quanto pelos professores são entendidas pela criança a partir dos sete anos. Depois dos onze anos, é consolidada a autonomia moral da criança.

As mentiras das crianças precisam de atenção somente a partir dos sete anos. É interessante fazer distinção entre mentiras acerca de assuntos banais daquelas que compreendem assuntos sérios. Se uma criança com onze anos, mantém o hábito de mentir apresentado desde os sete anos é um sinal de alerta para os pais.

Por Patrícia Lopes, Equipe Brasil Escola


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Escrita X Agenda


Criar o hábito de escrever é tão importante quanto ser um bom leitor!
Monte uma agenda telefônica com as crianças. Hoje, as agendas eletrônicas tomaram conta das nossas vidas e não podemos deixar de lado a importância da escrita.
A criança perceberá que o texto escrito numa agenda tem números, cada um com a sua função.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pesquisa



Leia com prazer.
Já conversei com várias crianças que afirmaram gostar muito que o pai ou que a mãe façam leitura para elas.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Leitura e leitor


Leia mais de uma vez o mesmo livro para a criança.
Isso é importante para a criança começar a recontar aquela história depois, no papel de leitora, passando as páginas do livro corretamente ou até completando a fala do leitor.
No momento da leitura pode haver suco e pipoca.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Prazer, eu sou o livro!

Olfato e tato da leitura!
Os livros devem fazer contato diário com a criança.
Delicie-se  no livro com o tato e com o olfato.
Passe os dedos da criança pela capa, nas páginas e sinta o cheiro agradável que o aroma do livro possui.
Deixe os livros sempre às mãos para que a criança possa manusear, folhear e inventar histórias quando quiser.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Incentive a leitura

Ler é um prazer!

Mesmo sem saber ler chame o seu filhote para ler uma revista com você.
Passe o dedo sobre algumas palavras e discuta notícias de interesse.
Leia livros com ele, mesmo antes de estar plenamente alfabetizado.
Há histórias envolventes, engraçadas que prendem a atenção do pequeno aspirante a leitor.


sábado, 27 de abril de 2013

Incentive a leitura

Quem a prende a gostar de ler sabe escrever a própria história

Mesmo sem saber ler, a criança gosta de acompanhar a leitura enquanto um adulto lê uma história. O adulto pode ser o pai, a mãe e os professores.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com o mundo da escrita, com a leitura e manusear os livros, melhor.
Depois de contar algumas vezes a mesma história, peça que seu filho faça a tarefa de recontá-la. Você ficará surpresa! As crianças são capazes de reproduzir fatos e palavras, muito interessante.
Existem livrinhos muito interessantes, os contos de fada ainda são capazes de prender a atenção dos pequenos, médios e jovens leitores.
As canções, as parlendas e poesias são verdadeiros textos milagrosos e úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler. Quando ela decora uma cantiga, por exemplo, acompanha o texto com o dedinho a letra da canção enquanto canta, é um momento único!

A Dica quente: Dar LIVROS de presente em datas especiais.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Alfabetizar no trânsito?

As trocas de experiências e dicas quentes ajudam muito, principalmente quando o assunto é:
CRIANÇA X TRÂNSITO
Vivemos diariamente o caus das grandes cidades, quantas vezes o trânsito nos faz perder a paciência?
Dentro do meu carro, quando o meu filhote ainda era pequenino, eu tinha um porta-livros. Já faz um bom tempo...
O primeiro revisteiro dentro do carro foi uma caixa de sapatos encapada, depois com a facilidade da Internet comprei um porta-livros bem prático, ele ficava preso no encosto de cabeça e meu filho tinha livre acesso para revistas e livros.
Para quem é uma mamãe prendada seguem os modelitos, para caso contrário, há excelentes lojas e costureiras que podem nos ajudar.
E claro! A Internet.



O que é um ambiente alfabetizador?

Como criar um ambiente alfabetizador em casa.





Para orientar e estimular a criança que está descobrindo o mundo das letras ou que já está lendo, é a melhor maneira de estimular o nosso jovem leitor a escrever e a ler é criar em torno dele um ambiente alfabetizador.
O ambiente alfabetizador tem o contato contínuo e constante com o mundo da escrita.
Há algumas maneiras interessantes e bem práticas, vamos a elas:
* Quadro de recados: Anote mensagens, recadinhos e pequenos bilhetes;
* Lápis, papel e computador são materiais relacionados com o mundo da escrita. Faz-se necessário tê-los em casa a mostra;
* Ler tudo e de tudo: rótulos, embalagens, cartazes, outdoors, letreiros, faxadas de lojas, marcas etc
* Livros, revistas, gibis, jornais e dicionários: espalhe-os pela casa, carregue-os no carro;
* Almanaques e jogos educacionais: caça-palavras, palavras cruzadas;
* Diário: em qualquer idade é sempre um excelente presente para desenhar, pintar e escrever;
* Calendários e agendas: criar eventos, colecionar convites de aniversários etc.

Um ambiente alfabetizador é aquele que tem função. Deve ser simples e prático.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A criança e o ler

Como ajudar o seu filho aprender a ler?
Parece uma tarefa tão difícil? Sul real?
Nada disso, a mãe e o pai não vão ensinar o filho a ler formalmente, essa função é do professor, da escola!
Mas a família pode auxiliar em casa criando um ambiente facilitador para a criança aprender.
O ambiente deve ser aconchegante, instigante, interessante para despertar a curiosidade para a escrita e para a leitura.
E se você está pensando que criar um espaço específico em casa seja difícil, crie oportunidades de escrita. Solicite a participação dos pequenos na escrita de listas de compras, por exemplo.
É muito importante que a escrita e a leitura sejam interessantes e não causem irritabilidade na criança.
Ajudar em casa com tranquilidade, com certeza é o passo fundamental para o sucesso na vida escolar da criança.

domingo, 24 de março de 2013

Dificuldade

Dificuldade.... um bicho de sete cabeças!
Seu filho está com alguma dificuldade para se alfabetizar? O melhor é estimulá-lo, e não pressioná-lo.
Começar a ler e a escrever mais tarde que a maioria das crianças não é sempre sinal de problema de aprendizagem ou falta de inteligência.
Tenha uma conversa franca com o professor de seu filho para saber o ritmo dele durante as atividades.
Cada criança tem o seu momento, um nível necessário para atingir a sua maturidade. Afobar-se somente provocará insegurança na criança.
E não esqueça: os erros fazem parte do processo. Elogie sempre. Valorize os acertos e mostre sempre a ele sem o repreender quando estiver errado.